terça-feira, 16 de agosto de 2011

FABRICA DE BARQUINHOS

Essa atividade tem por  objetivo  refletir sobre o processo de relacionamento interpessoal, explorando a comunicação, trabalho em equipe, negociação e conflitos no trabalho;  reforçando que quando a comunicação falha a equipe não funciona.

Nº DE PARTICIPANTES: Mínimo 15 / Máximo 30.
MATERIAL: Revistas usadas.

DESENVOLVIMENTO:

Cada grupo representará uma empresa. Enquanto os líderes estão sendo orientados  fora da sala, os participantes deverão ser informados sobre os seus papéis; recebendo a mesma orientação sobre o pedido feito pela empresa e sobre os critérios exigidos que serão:
  • Quantidade,
  • Qualidade e acabamento dos produtos,
  • Cumprimento do prazo e
  • Criatividade.
Os líderes não saberão que existem papéis divergentes em seus grupos. Os papéis assumidos serão:

1. Responsável, faz muitos barcos.
2. Preguiçoso, não faz nada.
3. Critico, faz poucos barcos, critica os outros barcos e tenta
    desmanchá-los.
4. Gozador, conta piadas e produz pouquíssimo.


Os papéis acima deverão existir em cada um dos grupos.
Inicialmente distribui-se uma folha de revista para cada participante e fabrica-se um barquinho de papel juntamente com eles.
Em seguida formam-se os grupos e distribuí-se duas revistas para cada um.
Marcam-se 10 minutos e inicia-se a atividade.
Concluídos os 10 minutos, o facilitador orienta-os para montar sua vitrine e receber o cliente.

O cliente visitará as empresas e dialogará com o gerente e equipe sobre a linha de produção (quantidade), qualidade e acabamento dos produtos, preço, cumprimento do prazo e criatividade.
Após isso ele revelará as notas que obtiveram em cada item e definirá de quem comprará a produção.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO:

·        Criatividade: 20 pontos
·        Qualidade e acabamento do produto: 30 pontos
·        Quantidade: 20 pontos
·        Prazo: 30 pontos
PROCESSAMENTO:
         Durante o processamento serão explorados os sentimentos vivenciados pelo grupo, refletindo sobre os papéis exercidos e sua interferência no alcançe dos resultados esperados. Será debatido o papel da liderança, negociação, trabalho em equipe,  comunicação, cooperação e  motivação entre outros e como eles favorecem ou prejudicam o clima organizacional e a resolução de conflitos.
         Considero essa vivência enriquecedora para o  desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. Utilizo-a com frequência nos grupos que facilito para refletir sobre a Comunicação, Liderança, Criatividade, Desenvolvimento de equipes, Negociação e Relacionamento interpessoal.
          Participei pela primeira dessa vivência como aluna de um curso de capacitação para moderadores de grupo e desconheço sua autoria.
Maria José de Azevedo

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